PERGUNTAS FREQUENTES
Majajane é o nome de um líder ancestral e de um território no sul de Moçambique (país da África Austral), situado na Província de Maputo. Majajane encontra-se adjacente à Reserva Especial de Maputo, importante área de conservação conhecida também por Reserva de Elefantes de Maputo, e é atravessado pelo Rio Futi. Este rio é a extensão norte da linha de drenagem conhecida como Pântano Mosi, que nasce perto de Manaba a cerca de 55 km ao sul da fronteira com a África do Sul. Este rio não chega propriamente a desaguar no mar, na área conhecida por Delagoa Bay, mas termina em pastagens pantanosas ao norte da Reserva. O Rio Futi demarca o Corredor Futi, um importante corredor de terra que liga o Parque de Elefantes de Tembe (Tembe Elephant Park), na África do Sul, à Reserva de Elefantes de Maputo. Esta Reserva e Corredor, a par da Reserva Especial Marinha da Ponta do Ouro, integram a Área de Conservação Transfronteiriça de Lubombo, que inclui parques nacionais da África do Sul, Moçambique e Suazilândia (Usuthu-Tembe-Futi).
Majajane é também o nome da comunidade local.
O Centro Majajane é uma unidade orgânica de índole humanitária integrada na rede internacional de organismos e serviços da EFAO, sob tutela, supervisão e controlo da EFAO Portugal, entidade não-governamental, de direito privado e sem fins lucrativos, operando internacionalmente e por tempo indeterminado, actualmente com sede em Portugal. O Centro detém uma estrutura de unidades de serviço e unidades de desenvolvimento vocacionados para realizarem a missão do Centro: promover o desenvolvimento humano e comunitário em Majajane.
O Centro detém dependências e instalações no território de Majajane, em Moçambique, que ampliam e aprofundam a sua capacidade de acção, criando as condições locais e propiciando os meios e recursos necessários para a implementação das suas actividades e a interligação com as pessoas e as estruturas da comunidade.
A Missão Majajane é a estrutura de missão com natureza de representação permanente no território Moçambicano, especificamente o território designado Majajane, situado no Distrito de Matutuíne, na Província de Maputo, e que tem por missão realizar os fins e objectivos do Centro Majajane.
Noutro sentido, a Missão Majajane é também o nome da missão do Centro, ou seja, o conjunto de acções com fim à realização dos objectivos pensados para o desenvolvimento humano e comunitário em Majajane; mas podendo, sempre que necessário ou conveniente, alargar a sua acção ou influência a outros territórios e junto a outras comunidades e pessoas.
Assim, o Centro Majajane é também conhecido pela designação Missão Majajane, por razões do nome do território e da sua acção.
O Centro é por natureza uma instituição de apoio ao desenvolvimento humano e comunitário que através da acção caritativa, de assistência, de filantropia, de beneficência, de solidariedade social, e de outras acções de carácter social e cívico, promove a criação de um ambiente para a melhoria dos modos de vida e do bem-estar das pessoas, das famílias e suas comunidades, proporcionando as condições, os meios e os recursos para o integral desenvolvimento da pessoa humana, na realização dos seus talentos, potencialidades e aspirações.
Na prossecuação da sua missão, o Centro Majajane realiza um conjunto de actividades organizadas tematicamente em áreas de intervenção, e enquadradas em tipologias de programas, projectos, e campanhas, sem prejuízo de outras actividades que pela sua natureza ou especificidade se desenrolam de forma contínua ou pontual e não enquadradas naquelas tipologias.
A acção global guia-se por quatro pilares e princípios orientadores:
I – Capacitação e liderança
II – Orientações estratégicas e programáticas
III – Cooperação e trabalho conjunto
IV – Participação das comunidades locais
As pessoas singulares que integram a acção do Centro são os membros, os colaboradores e os Embaixadores de Boa Vontade, sejam pessoas em Portugal, em Moçambique ou doutros países.
O Centro detém várias categorias de membros, que definem direitos e obrigações específicas.
Entre os membros e colaboradores existem os titulares de cargos, a quem recaem funções específicas num quadro de responsabilidade no exercício de competências e atribuições.
Entre os titulares de cargos, distinguem-se, pela sua especial importância no governo central do Centro, o Director, o Secretário e o Tesoureiro; e, na parte do governo das actividades de desenvolvimento, os Directores de Programa, os Coordenadores de Projecto e Coordenadores de Campanha.
Pode colaborar com o Centro numa diversidade de actividades, seja em Portugal, em Moçambique, ou no resto do mundo, conforme a sua disponibilidade e onde se encontrar. A colaboração vai ao encontro da vontade e motivação da própria pessoa interessada, e tende a alinhar-se, mas não necessariamente, com as habilitações e capacidades técnicas e profissionais de cada um. A colaboração pode ser pontual, regular ou em contínuo. Uma vertente tem a ver com o voluntariado, podendo ser voluntário e participar em campanhas e projectos, ou em actividades pontuais.
Para se propor a ser colaborador, por favor envie-nos um email para colaborador @ majajane.org.
Para se propor a ser voluntário, por favor envie-nos um email para voluntario @ majajane.org
Membros são as pessoas que compõem e colaboram internamente no Centro, recaindo sobre elas a primeira responsabilidade em manter o Centro como uma instituição activa, de referência e prestígio, e em permanente actualização e desenvolvimento. Podem ser membros as pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras.
Os Membros são estabelecidos através de inscrição e formulário próprio e aceites e confirmados após a validação pelo Director do Centro, ou a quem este designar e delegar.
Os Membros e suas categorias são identificados pela utilização de um cartão de identificação emitido pelo e de propriedade do Centro, sendo este definido em regulamentos internos do Centro para o efeito.
Cada Membro será o portador e titular do seu cartão de identificação, que deverá manter em bom estado de conservação, usá-lo sempre que necessário ou conveniente, e deverá devolvê-lo ao Centro em caso de renovação, substituição ou após ter deixado a sua qualidade de Membro.
São categorias de Membro:
(a) Efectivo;
(b) Fundador;
(c) Cooperante;
(d) Correspondente;
(e) Voluntário;
(f) Simpatizante;
(g) Benemérito;
(h) Emérito;
(i) Honorário.
Para se propor a ser Membro, por favor envie-nos um email para membro @ majajane.org
Pode apoiar o Centro através de uma diversidade de modalidades e formas. Pode apoiar com o resultado do seu trabalho, intelectual ou manual, ou com contribuições em dinheiro ou espécie.
Para apoiar com o seu trabalho, poderá constituir-se voluntário e, para o efeito, por favor envie-nos um email para voluntario @majajane.org
Para apoiar com contribuições em dinheiro ou espécie, poderá recorrer à página donativos e seguir as instruções.
Donativos são contribuições em espécie ou dinheiro efectuados por pessoas que se reveem nos fins e objectivos da Missão Majajane e que o fazem sem contrapartidas que configurem obrigações de carácter pecuniário ou comercial, num espírito de liberalidade, altruísmo e generosidade, e numa lógica de solidariedade e filantropia. A Missão Majajane é uma acção sem fins lucrativos e depende criticamente da angariação de apoios e contribuições.
Para fazer um donativo em espécie, por favor contacte o Gabinete de Relações Públicas e Institucionais.
Para fazer um donativo em dinheiro, por favor consulte a página donativos e siga as instruções.
O Centro rege-se pelos seus Estatutos e Regulamentos Internos, pelos acordos, protocolos e memorandos de entendimento celebrados com entidades externas, ou demais disposições a que esteja vinculado por força de lei, contrato ou título, e pelas deliberações e directivas emanadas pelos seus órgãos de governo.
O Centro dispõe de um Código de Ética e um Código de Conduta e Disciplina, visando firmar, com transparência e objectividade, normas internas sobre as questões da ética, da deontologia, da disciplina, e demonstrar, interna e externamente, os fundamentos com que conduz a sua actuação.
O Centro é dotado de uma estrutura organizativa interna, conformada por unidades de serviço e unidades de desenvolvimento que asseguram, num quadro alargado de actividades técnicas e administrativas, conjuntamente com os recursos humanos e órgãos de governo existentes, o seu regular e contínuo funcionamento.
O Centro é uma instituição sem fins lucrativos, e financia-se através das dotações orçamentais centrais da EFAO e de receitas próprias.
São receitas próprias:
(a) As quotas e contribuições dos Membros;
(b) As subvenções e contratos-programas com entidades públicas ou privadas;
(c) Os donativos, doações, legados e heranças;
(d) Os rendimentos de capital;
(e) A venda de produtos e serviços.
O Centro foi criado por tempo indeterminado. A sua actividade decorre ao abrigo de orientações estratégicas e programáticas, fundamentadas por quadros lógicos e conceptuais de análise e contexto da situação, iluminando as problemáticas associadas, e conforme os desenvolvimentos havidos.
Dentro das orientações, são definidos planos plurianuais de acção, geralmente num horizonte de quatro anos. De momento, o Centro encontra-se a implementar o Plano Plurianual 2021-2024.
A melhor forma de contactar o Centro é através do Gabinete de Relações Públicas e Institucionais:
Telefone: (+351) 91 295 4141 | Em Portugal
Telefone: (+258) 84 729 3292 | Em Moçambique
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para outros contactos direccionados a assuntos específicos, por favor contacte a página contactos.