MENSAGEM DA DIRECTORA
Olá a todos.
Chegados a 1 de Setembro de 2023 estamos a mais de metade do tempo do cumprimento do exposto e delineado no nosso Plano plurianual 2021/2024.
Muito se passou e muito se fez no caminho de construção no Centro Missão Majajane.
Iniciamos a 25 de Dezembro de 2020 na primeira iniciativa no terreno a 1 de Março de 2021 com a Campanha Meninos de Majajane, na Escola Primária Completa de Majajane, situada na localidade de Salamanga, Distrito de Matutuíne, Província de Maputo, Moçambique.
A partir daí fomos sempre avançando com a concretização das normas, regras e objetivos estratégicos para o período 2021 a 2024:
Capacitação e liderança.
Orientação estratégica e programática.
Cooperação e trabalho conjunto.
Participação das comunidades locais
O que já fizemos:
Definimos desde logo uma estratégia de captação de membros e voluntários no início de cada ano civil, 2022/2023, no sentido da angariação de fundos suficientes, em quotas e donativos, para cobrir as despesas administrativas e orçamentais do Centro Missão Majajane.
Neste momento temos mais de 200 membros e voluntários e mais de 1500 seguidores nas redes sociais.
Iniciámos e terminamos a obra na Escola Primária Completa de Majajane, uma sala de estudo, biblioteca e de formação (31.01 a 10.11.2022).
Crescemos em número parceiros e parcerias, formais ou não, tendo estabelecido uma excelente relação com todos agentes de cooperação na área dos patrocínios e, não só, nomeadamente o Município de Valongo, a Adere Peneda-Gerês, a Escola profissional e técnica de Hotelaria e Restauração, Restaurante e Bar e do Turismo da Escola Secundária de Valongo, as Águas do Fastio, a OnAir – Produções Audiovisuais, LDA, o Hotel Mercure, o Hotel Yeatman, a Utopia500, o Hotel Vila Galé, a RedBull, a Ice - Ibérica, empresa de comunicação empresarial entre outros.
Nomeámos dois Embaixadores de Boa Vontade, um em Moçambique, a Cecília Dimande e, outro em Portugal, Os Black Mamba e o músico, compositor e cantor Tatanka.
Foram realizados dois eventos na Escola Primária de Majajane para os alunos da referida escola ( 13.04.2022 e 11.06.2022), da iniciativa da Secretária da Missão Majajane Elisa Amélia Tembe e da Embaixadora de Boa Vontade, Cecília Dimande, com a colaboração da Rádio Moçambique e dos alunos da Escola Secundária de Valongo.
Por decisão da Direcção do Agrupamento de Escolas de Valongo, o Centro Missão Majajane passou a fazer parte do programa educativo e pedagógico do referido agrupamento.
Construímos dois novos programas: o Programa de Apadrinhamento, já com 19 apadrinhamentos concretizados entre Portugal e Moçambique (Majajane), e o Programa “Encontros” – Pessoas, Ideias, Histórias e Culturas.
Lançamos a marca Afrikana com peças de capulana feitas à mão pelos membros e voluntários do Centro Missão Majajane, promovendo a arte e o artesanato africano.
Incrementamos, crescemos em termos de aderentes junto das redes sociais – páginas da Missão Majajane e da Afrikana – no Facebook e Instagram.
Iniciámos a preparação da nossa obra em Majajane com a idealização da nossa casa – Kaya Ka Mina – casa que irá albergar os membros e voluntários, uma secretaria, uma biblioteca, salas de estudo e de artes performativas, cozinhas e casas de banho, lavandarias e outros.
Os alunos do 11.º CT4 fizeram rifas para angariar fundos para o Centro Missão Majajane cujos prémios foram oferecidos pelos Black Mamba(merchandising). Realizamos o nosso primeiro Evento – a 3 de Dezembro de 2022 – na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto sob o tema “Encontros” – Pessoas, Ideias, Histórias e Culturas – onde perante um vasto auditório demos a conhecer o Centro Missão Majajane.
Lançamos o nosso primeiro filme/vídeo da História da Missão Majajane em parceria com a OnAir – Produções Audiovisuais, Lda.
A nível dos órgãos de comunicação social o Centro Missão Majajane teve presença escrita e editorial do Evento de 3 de Dezembro “Encontros”: a) Agenda cultural (guia de eventos) da Casa Comum, Portal de Notícias da Universidade do Porto, Newsletter da Universidade do Porto; b) em parceria com a Ice - Ibérica, empresa de comunicação empresarial, na pessoa da assessora de imprensa Natália Teixeira, no editorial e programa da Rádio Renascença, Revista digital NIT – NEWinPorto.nt.pt, Revista digital Itmustbegood.pt, portal, no portal “A Nação” - a. nacao.sapo.pt, na Agência de informação Norte – airinformação.pt. Foram igualmente informados outros órgãos de comunicação social, rádio, jornais e televisão do Centro Missão Majajane.
Proposta e plano de acção para 2023/2024:
1- Consolidação da ligação aos nossos membros e parceiros, particulares e colectivas;
2- Campanha Juntos por Madjadjane do programa de apadrinhamento lançado a 1 de setembro de 2023, fortalecendo assim aquele Programa quer em Portugal como em Moçambique;
3- Campanha e programa Meninos de Majajane;
4- Reestruturação do nosso website www.majajane.org e construção de sites específicos para outras iniciativas;
5- Reorganização dos departamentos e unidades de negócios tornando-os mais próximos de todos;
6- Reorganização interna das nossas bases de dados continuando a tocar as pessoas e o mundo com a nossa mensagem;
7- Programa de voluntariado com a criação de uma bolsa de voluntários, um programa informativo e formativo na construção e aplicação em workshops e palestras públicas;
8- Criação do jornal e newsletter da Missão Majajane;
9- Promover o desenvolvimento no mundo das artes, artesanato, pintura e outras artes performativas como a música e a dança afriacanas;
10- Construção das nossas casas e domínios em Majajane com uma biblioteca, casas para membros e voluntários, salas de estudo, cozinhas, espaços para desporto e actividades performances.
Assim, continuamos a acreditar no sonho que nos move e moveu desde o seu início – acreditar que é possível melhorar a vida humana e das comunidades.
A Direcção
Anabela Ramalhão
1 de setembro de 2023
© Anabela Ramalhão