MODELO DE ACÇÃO
Da missão
O Centro Majajane tem por missão promover a criação de ambientes para a melhoria dos modos de vida e bem-estar das pessoas, das famílias e suas comunidades, proporcionando as condições, os meios e os recursos para o integral desenvolvimento da pessoa humana, na realização das suas potencialidades, talentos e aspirações, através da acção caritativa, de assistência, de filantropia, de beneficência, de solidariedade social e de outras acções de carácter social e cívico.
Da organização da actividade
O Centro Majajane realiza a sua missão organizando tematicamente a sua actividade em áreas de intervenção e operacionalmente em tipologias de programas, projectos e campanhas, sem prejuízo da realização de outras actividades de carácter pontual, esporádico ou contínuo que pela sua natureza ou especificidade não se enquadram nessas tipologias. No sentido de melhor organizar, coordenar, acompanhar, avaliar, relatar e alcançar os objectivos e metas pensados num horizonte alargado no tempo, o Centro promove planos plurianuais, geralmente definidos a quatro anos.
Do governo e organização interna
A missão do Centro é assegurada por uma estrutura de governo central que realiza as actividades de representação externa e interna, de direcção, administração e gestão internas, conformada num modelo organizacional simples, flexível, e de base matricial, promovendo a interacção entre as suas unidades e subunidades, as quais se devem pautar por princípios de economia, eficácia e eficiência na utilização dos recursos existentes ou que lhes forem especialmente alocados. O governo do Centro é liderado pelo Director do Centro que organiza e dirige um centro de serviços comuns a todo o Centro, podendo funcionar de forma desconcentrada, concretamente através de unidades de serviços localizados em Portugal e Moçambique - designados de Gabinetes – que apoiam num quadro de exercício de funções transversais e multidisciplinares de natureza administrativa, técnica, logística e operacional, e de suporte às unidades e actividades que integram a Missão Majajane. As actividades organizadas nas tipologias de programas, projectos e campanhas são lideradas, em cada caso, por um Director de Programa, um Coordenador de Projecto e um Coordenador de Campanha, respectivamente.
Da cooperação
O Centro recorre à cooperação com entidades externas pela agregação de parceiros estratégicos para o desenvolvimento, estabelecidos através da celebração de um Acordo de Parceria, e que colaboram no âmbito de uma estrutura imaterial organizada e funcional: a Plataforma de Cooperação. A acção global do Centro é, de outro modo, ampliada e aprofundada por uma rede de colaboração que agrega agentes trabalhando de forma coordenada, nomeadamente os Embaixadores de Boa Vontade, os Voluntários, os Fornecedores Oficiais, os Patrocinadores Oficiais e os Mecenas.
Da composição
O Centro é composto por membros e colaboradores, estabelecidos por várias categorias que definem os respectivos direitos, obrigações e funções.
Dos valores
A Missão Majajane toma-se pelos valores fundamentais sobre a pessoa humana tal como universalmente reconhecidos e dimanados pela Organização das Nações Unidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção sobre os Direitos da Criança e Protocolos Facultativos, suas respectivas transposições e adaptações na esfera da União Europeia e, em particular, na ordem jurídica em Portugal e Moçambique.
Dos pilares e princípios orientadores
Para realizar as actividades e alcançar os objectivos e metas preconizados, o Centro guia-se pelos seguintes quatro componentes e pilares de princípios orientadores:
I - Capacitação e liderança
II - Orientação estratégica e programática
III - Cooperação e trabalho conjunto
IV - Participação das comunidades locais
Das áreas de intervenção
As áreas de intervenção são partições que definem domínios temáticos de acção e têm como objectivo criar um enfoque de imagem e acção através de linhas de desenvolvimento correspondentes – os programas – visando contribuir, de modo mais efectivo, para realizar e alcançar, e se possível ultrapassar, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável tais como definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.
São Áreas de Intervenção (AI):
[AI - 1] Ensino, educação e cultura
[AI - 2] Assistência científica e técnica
[AI - 3] Assistência médica e medicamentosa
[AI - 4] Saúde, desporto e alimentação
[AI - 5] Emprego e formação profissional
[AI - 6] Integração social e comunitária
[AI - 7] Desenvolvimento rural e organização empresarial
[AI - 8] Reforço da sociedade civil
[AI - 9] Educação para o desenvolvimento
[AI - 10] Protecção e defesa do meio ambiente
[AI - 11] Crianças, jovens e mulheres
[AI - 12] Direitos, liberdades e garantias