MODELO DE ACÇÃO


Da missão

O Centro Majajane tem por missão promover a criação de ambientes para a melhoria dos modos de vida e bem-estar das pessoas, das famílias e suas comunidades, proporcionando as condições, os meios e os recursos para o integral desenvolvimento da pessoa humana, na realização das suas potencialidades, talentos e aspirações, através da acção caritativa, de assistência, de filantropia, de beneficência, de solidariedade social e de outras acções de carácter social e cívico.

Da organização da actividade

O Centro Majajane realiza a sua missão organizando tematicamente a sua actividade em áreas de intervenção e operacionalmente em tipologias de programas, projectos e campanhas, sem prejuízo da realização de outras actividades de carácter pontual, esporádico ou contínuo que pela sua natureza ou especificidade não se enquadram nessas tipologias. No sentido de melhor organizar, coordenar, acompanhar, avaliar, relatar e alcançar os objectivos e metas pensados num horizonte alargado no tempo, o Centro promove planos plurianuais, geralmente definidos a quatro anos.

Do governo e organização interna

A missão do Centro é assegurada por uma estrutura de governo central que realiza as actividades de representação externa e interna, de direcção, administração e gestão internas, conformada num modelo organizacional simples, flexível, e de base matricial, promovendo a interacção entre as suas unidades e subunidades, as quais se devem pautar por princípios de economia, eficácia e eficiência na utilização dos recursos existentes ou que lhes forem especialmente alocados. O governo do Centro é liderado pelo Director do Centro que organiza e dirige um centro de serviços comuns a todo o Centro, podendo funcionar de forma desconcentrada, concretamente através de unidades de serviços localizados em Portugal e Moçambique - designados de Gabinetes – que apoiam num quadro de exercício de funções transversais e multidisciplinares de natureza administrativa, técnica, logística e operacional, e de suporte às unidades e actividades que integram a Missão Majajane. As actividades organizadas nas tipologias de programas, projectos e campanhas são lideradas, em cada caso, por um Director de Programa, um Coordenador de Projecto e um Coordenador de Campanha, respectivamente.

Da cooperação

O Centro recorre à cooperação com entidades externas pela agregação de parceiros estratégicos para o desenvolvimento, estabelecidos através da celebração de um Acordo de Parceria, e que colaboram no âmbito de uma estrutura imaterial organizada e funcional: a Plataforma de Cooperação. A acção global do Centro é, de outro modo, ampliada e aprofundada por uma rede de colaboração que agrega agentes trabalhando de forma coordenada, nomeadamente os Embaixadores de Boa Vontade, os Voluntários, os Fornecedores Oficiais, os Patrocinadores Oficiais e os Mecenas.

Da composição

O Centro é composto por membros e colaboradores, estabelecidos por várias categorias que definem os respectivos direitos, obrigações e funções.

Dos valores

A Missão Majajane toma-se pelos valores fundamentais sobre a pessoa humana tal como universalmente reconhecidos e dimanados pela Organização das Nações Unidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção sobre os Direitos da Criança e Protocolos Facultativos, suas respectivas transposições e adaptações na esfera da União Europeia e, em particular, na ordem jurídica em Portugal e Moçambique.

Dos pilares e princípios orientadores

Para realizar as actividades e alcançar os objectivos e metas preconizados, o Centro guia-se pelos seguintes quatro componentes e pilares de princípios orientadores:

I -     Capacitação e liderança

II -   Orientação estratégica e programática

III - Cooperação e trabalho conjunto

IV - Participação das comunidades locais

Das áreas de intervenção

As áreas de intervenção são partições que definem domínios temáticos de acção e têm como objectivo criar um enfoque de imagem e acção através de linhas de desenvolvimento correspondentes – os programas – visando contribuir, de modo mais efectivo, para realizar e alcançar, e se possível ultrapassar, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável tais como definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

São Áreas de Intervenção (AI):

[AI - 1]   Ensino, educação e cultura

[AI - 2]   Assistência científica e técnica

[AI - 3]   Assistência médica e medicamentosa

[AI - 4]   Saúde, desporto e alimentação

[AI - 5]   Emprego e formação profissional

[AI - 6]   Integração social e comunitária

[AI - 7]   Desenvolvimento rural e organização empresarial

[AI - 8]   Reforço da sociedade civil

[AI - 9]   Educação para o desenvolvimento

[AI - 10] Protecção e defesa do meio ambiente

[AI - 11] Crianças, jovens e mulheres

[AI - 12] Direitos, liberdades e garantias

I - Capacitação e liderança

Promover e reunir as condições e os meios e recursos necessários - financeiros, logísticos e materiais - e assegurar um quadro de recursos humanos para o governo, a liderança dos programas, a coordenação das várias equipas, e a realização das várias actividades e projectos.

II - Orientação estratégica e programática

Realizar preliminarmente estudos e análises para a fundamentação e fixação das orientações estratégicas e programáticas, possibilitando uma visão geral, num horizonte a médio e longo prazo sobre as necessidades, as carências e as vulnerabilidades havidas e sentidas em cada sector, e a criação de planos de acção e seus correspondentes componentes, objectivos e metas.

III - Coordenação e trabalho conjunto

Promover a cooperação com entidades externas através da dinamização de uma Plataforma de Cooperação, agregando Parceiros Estratégicos para o Desenvolvimento, visando o desenvolvimento de sinergias, o alinhamento de orientações estratégicas e programáticas, a angariação de meios e recursos para a realização de trabalho conjunto, e incrementando os factores de escala, dimensão e impacto gerados.

IV - Participação das comunidades locais

A acção e influência da Missão Majajane é dirigida em primeira ordem para as pessoas e comunidades locais na esfera do território geográfico especialmente abrangido pelo Centro. O sucesso dessa acção depende criticamente da participação dessas pessoas e comunidades, sendo que um dos princípios orientadores do Centro é, precisamente, promover activamente o seu engajamento, não só pela aceitação da sua influência como pela participação das próprias pessoas na realização das várias actividades. A Missão Majajane é essencialmente realizada pelas próprias pessoas das comunidades locais, as beneficiárias últimas do impacto gerado.

ORGANOGRAMA

MAJAJANE pilares accoes realizacoes 02