Elisa Amélia Tembe
Eu sou Elisa, nasci em Majajane (na localidade de Salamanga, distrito de Matutuíne, Provincía de Maputo, Moçambique) do grande amor dos meus pais, onde a minha mãe e a minha tia se dedicaram na minha educação. Sou recepcionista na Reserva Especial de Maputo, também conhecida por Reserva de Elefantes. Gosto de trabalhar e lidar com pessoas de culturas diferentes, pois é com elas que eu aprendo de dia para dia. Gosto de viver em harmonia com os outros e de criar novas amizades.
Fundar a Missão Majajane foi a razão de ser, a oportunidade e o instrumento fundamental para realizar cada projecto e iniciativa para se construir uma nova humanidade onde cada pessoa possa viver com dignidade, ancorada em valores e princípios sólidos. A Missão permite trabalhar em parceria, em diversos sectores e países, apostando em projectos sustentáveis com impacto e resultados transformadores junto das comunidades, e acreditando que só um trabalho conjunto e em rede se pode percorrer caminhos de desenvolvimento sustentável e comunitário. Acredito também que a responsabilidade ambiental, social e económica são desejáveis para assegurar um futuro comum.
Agradeço a todos os que me apoiaram e incentivaram a começar uma longa maratona onde deparei com vários obstáculos que tive de contornar e ultrapassar para poder atingir a meta, entre eles a Dra. Lucília Chuquela, o meu irmão Argito, o meu tio Moisés pela sua disponibilidade, apoio, orientação e percurso formativo que me proporcionou. Devo agradecer também a todas as pessoas da minha comunidade pela sua disponibilidade e dedicação, e, em especial, o meu obrigado também ao senhor Joel Mucombo, e aos Chefes e estruturas do bairro que muitas vezes se tornaram disponíveis para que eu pudesse responder às necessidades exigidas. A minha super mãe Amélia, a minha tia Ana pela sua compreensão interminável e amor condicional. Ao meu irmão Érico por ajudar e compreender o meu mau feitio nas alturas de maior aperto.
A minha última dedicação vai para Nuno Pinto Teixeira por todos os afectos que me deu, pela confiança, paciência, apoio, motivação, sorriso e conforto em momentos que se revelaram tão difíceis, ponderando inúmeras vezes desistir desta maratona.
Muito obrigada a todos para juntos contribuirmos no desenvolvimento do país.