Sandra Gusmão


Nasci em Lourenço Marques (hoje Maputo) em 1970. Em 1974, como milhares de outras pessoas, fomos obrigados a voltar a Portugal.

Cresci numa pequena vila alentejana e com 17 anos rumei a Lisboa para tirar o curso de Direito. Em mim, sempre o desejo de voltar a África, o que fiz em 2002, mas não consegui ir a Moçambique. Estive na Guiné Bissau e foi uma experiência magnífica que mais fez aumentar o meu desejo “secreto” de poder realizar uma missão humanitária naquele magnífico continente.

Exerci a minha profissão de Advogada durante alguns anos. Constituí família, fui mãe, e, em 2007, por razões familiares, mudámos a nossa vida do Alentejo para o Alto Minho. Não foi uma mudança fácil, mas adaptámo-nos.

Fiz uma pausa na minha profissão para poder acompanhar mais de perto os meus dois filhos. Entretanto fui mãe pela terceira vez e resolvi não retomar entretanto a profissão para acompanhar de perto os agora três filhos, já que o meu marido trabalha fora.

Comigo guardei sempre África e o desejo de realizar a minha missão… cheguei a pensar que seria um sonho quase impossível de realizar até conhecer a Missão Majajane; e como acredito que as coisas não acontecem por acaso, aqui estou, pronta para dar o meu melhor.