MENSAGEM DA DIRECTORA


Chegados a 1 de Setembro de 2023, estamos a mais de metade do tempo do cumprimento do exposto e delineado no nosso Plano Plurianual 2021/2024

Muito se passou e muito se fez no caminho de construção no Centro Missão Majajane desde a data da sua criação a 25 de Dezembro de 2020.

A primeira iniciativa no terreno, em Portugal como em Moçambique, no mundo em geral, começou a ser conceptualizada 1 de Março de 2021 com a construção, idealização, materialização de uma campanha, a primeira de todas as campanhas, a “Campanha Meninos de Majajane”, no local da Escola Primária Completa de Majajane, situada na localidade de Salamanga, Distrito de Matutuíne, Província de Maputo, Moçambique.

A partir daí fomos sempre avançando com a concretização das normas, regras e objetivos estratégicos para o período 2021 a 2024:

 

Capacitação e liderança.

Orientação estratégica e programática.

Cooperação e trabalho conjunto.

Participação das comunidades locais.

 

O que já fizemos:

 

Definimos desde logo uma estratégia de integração de membros e voluntários no início do ano de 2022, tendo angariado os fundos suficientes, em quotas e donativos, para cobrir as despesas administrativas e orçamentais do Centro no mês de Janeiro de 2022 para o ano inteiro

Neste momento, temos mais de 200 membros e voluntários e mais de 1500 seguidores nas redes sociais.

Em termos de estrutura organizacional criámos três Direcções, uma na área geográfica do Alto Minho ( UDM), outra Direcção na área geográfica de Almada e Lisboa (UDAL), e outra na Área de Intervenção do Centro Missão Majajne de Ensino, Educação e Cultura (DEEC).

Iniciámos e terminámos a obra na Escola Primária Completa de Majajane, de 31.01 a 10.11.2022, uma sala de estudo, com uma biblioteca e possibilidade de formação presencial e online, no prolongamento da secretaria e área administrativa da referida escola.

Cresceu-se em número de parceiros e parcerias, formais ou não, tendo estabelecido uma excelente relação com todos os agentes de cooperação na área dos patrocínios e, não só, nomeadamente o Município de Valongo, a Adere Peneda-Gerês, a escola profissional e técnica de Hotelaria, Restauração e Bar da Escola Secundária de Valongo e do Turismo da Escola Secundária de Valongo, as Águas do Fastio S.A., a OnAir – Produções Audiovisuais, Lda., o Hotel Mercure, o Hotel Yeatman, a Utopia500 projecto humanista e de transformação social, o Hotel Vila Galé, a RedBull Portuguesa Unipessoal, Lda., a Ice-Ibérica, empresa de comunicação empresarial, entre outros.

Nomeámos dois Embaixadores de Boa Vontade, um em Moçambique, a Cecília Dimande, e, outro em Portugal, Os Black Mamba, com destaque para o músico, compositor e cantor Tatanka, o Pedro Taborda.

Foram realizados dois eventos na Escola Primária Completa de Majajane para os alunos da referida escola a 13.04.2022 e 11.06.2022 de iniciativa da Secretária da Missão Majajane Elisa Amélia Tembe e da Embaixadora de Boa Vontade Cecília Dimande, com a colaboração da Rádio Moçambique e dos alunos da Escola Secundária de Valongo.

Por decisão da Direcção do Agrupamento de Escolas de Valongo, o Centro Missão Majajane passou a fazer parte do programa educativo e pedagógico do referido agrupamento.

Criámos dois novos programas: o “Programa de Apadrinhamento”, já com dois apadrinhamentos concretizados entre Portugal e Moçambique na comunidade de Majajane, e o Programa “Encontros” – Pessoas, Ideias, Histórias e Culturas.

Lançámos a marca AfriKana que tem a ver com artigos de peças de capulana feitas à mão pelos membros e voluntários do Centro Missão Majajane, promovendo a arte e o artesanato africano.

Incrementámos, crescemos em termos de seguidores junto das redes sociais, páginas da Missão Majajane e da AfriKana no Facebook e Instragam

Iniciámos a preparação da nossa obra em Majajane com a idealização da nossa casa – “ Kaya Ka Mina” – uma casa/um centro que irá albergar os membros e voluntários e uma sequência de serviços como uma secretaria, uma biblioteca, salas de estudo e de artes performativas, e, outros serviços de apoio à casa como cozinhas e casas de banho, lavandarias e outros.

Os alunos do 11.º CT4 fizeram rifas para angariar fundos para o Centro Missão Majajane cujos prémios foram oferecidos pelos Black Mamba(merchandising).

Realizámos o no âmbito do programa “Encontros” o nosso primeiro evento – a 3 de Dezembro de 2022– na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto sob o tema “ Encontros” – Pessoas, Ideias, Histórias e Culturas – onde perante um vasto auditório demos a conhecer o Centro Missão Majajane.

Produzimos e realizamos o nosso primeiro filme/vídeo da História da Missão Majajane em parceria com a OnAir – Produções Audiovisuais, Lda, agradecendo desde já o empenho e interesse ao produtor Miguel Osório e restante equipa.

A nível dos órgãos de comunicação social, o Centro Missão Majajane teve a presença escrita e editorial do evento “Encontros” de 3 de Dezembro de 2022 : a) da Universidade do Porto a Agenda Cultural (guia de eventos) da Casa Comum, Portal de Notícias e Newsletter; b) a Ice-Ibérica, empresa de comunicação empresarial, na pessoa da assessora de imprensa Natália Teixeira, no editorial e programa da Rádio Renascensa , Revista digital NIT – NEWinPorto.nt.pt, Revista digital Itmustbegood.pt, portal, no portal “A Nação” - a.nacao.sapo.pt, na Agência de informação Norte – airinformação.pt.. Foram igualmente informados outros órgãos de comunicação social, rádio, jornais e televisão acerca do Centro Missão Majajane.

Estamos especialmente agradecidos a todos os membros e voluntários bem como como aos nossos parceiros na concretização dos nossos objectivos.

O ano de 2023 será uma concretização dos nossos princípios de acção, em programas, projectos e campanhas que iremos levar a cabo e sobretudo no aumento de número de membros e voluntários, na capacitação em termos de pessoas e uma actuação mais próxima das comunidades com a obtenção de espaços e terrenos numa lógica de proximidade.

 

Plano de acção para 2023/2024:

 

1- Consolidação da ligação aos nossos membros e parceiros, particulares e colectivas;

2- Campanha Juntos por Madjadjane do programa de apadrinhamento lançado a 1 de setembro de 2023, fortalecendo assim aquele Programa quer em Portugal como em Moçambique;

3- Campanha e programa Meninos de Majajane;

4- Reestruturação do nosso website www.majajane.org e construção de sites específicos para outras iniciativas;

5- Reorganização dos departamentos e unidades de negócios tornando-os mais próximos de todos;

6- Reorganização interna das nossas bases de dados continuando a tocar as pessoas e o mundo com a nossa mensagem;

7- Programa de voluntariado com a criação de uma bolsa de voluntários, um programa informativo e formativo na construção e aplicação em workshops e palestras públicas;

8- Criação do jornal e newsletter da Missão Majajane;

9- Promover o desenvolvimento no mundo das artes, artesanato, pintura e outras artes performativas como a música e a dança afriacanas;

10- Construção das nossas casas e domínios em Majajane com uma biblioteca, casas para membros e voluntários, salas de estudo, cozinhas, espaços para desporto e actividades performances.

 

Assim, continuamos a acreditar no sonho que nos move e moveu desde o seu início – acreditar que é possível melhorar as condições da vida na comunidade onde o Centro Missão Majajane exerce a sua acção.

 

A Directora

Anabela Ramalhão

1 de setembro de 2023

Mensagem diretora

© Anabela Ramalhão