Anabela Ramalhão


Olá!

Sou a Anabela.

Estou na Missão como na Vida.

Sempre vivi e senti a vida como uma “ missão“, na qualidade de filha, de irmã, de estudante, de profissional, de amiga, de Mulher, de Mãe.

Nesse sentido, sempre desejei intimamente olhar a vida com um sentido e valor, humanos e humanitários, “ descolar” do eu e transferi-lo para os outos.

Nasci em Luanda e vim de lá com 2 anos de idade; regressei a África, Moçambique, Lourenço Marques (agora Maputo), tendo regressado a Portugal, Porto, com 7 anos de idade.

Não voltei a África, nem a minha família, Mãe e irmãos, por força do falecimento do meu Pai, que perdeu a vida num acidente trágico de viação em Moçambique.

O meu Pai deixou-nos aos 38 anos, Médico de profissão, tendo deixado um legado e uma marca importante na sua área de actuação como clínico, amigo sincero e sensível aos problemas dos outros.

Ficamos, assim, a viver no Porto, onde iniciamos, todos, um novo ciclo de vida.

A minha Mãe, com 41 anos, iniciou um processo de dedicação plena aos seus quatro filhos menores de idade, a quem devemos e exaltamos a sua capacidade de entrega, de criação, de transformação das nossas vidas em pessoas capazes e dotadas de “ grandes senhores e senhoras “ - Mulheres e Homens de e com Futuro!

Aos 18 anos saí do lar familiar para estudar Direito em Coimbra, durante 5 anos, sozinha e fora das paredes do quentinho de casa. Aprendi a gerir pelos meios próprios a minha vida e o meu dia-a-dia.

Aprendi muito e, a cidade universitária, o ambiente estudantil, o Direito, tudo se tornou para minha uma paixão. Fiz novos amigos, muitas horas de estudo, muitas conversas, mais ou menos profundas. Desenvolvi uma personalidade mais forte, esclarecida, com um conhecimento mais profundo de mim, do mundo e das pessoas.

De regresso ao Porto, comecei a dar os primeiros passos no exercício da Advocacia.

Entrar num Tribunal, de aventura, com o tempo tornou-se uma realidade cada vez mais apaixonante, ver os dois lados da balança da Justiça.

Fui convidada para integrar como colaboradora numa empresa de seguros, onde desenvolvi a minha capacidade negocial, gestão de serviços e pessoas. Ao mesmo tempo constitui uma família, da qual resultaram 3 filhos, dois rapazes e uma rapariga.

Neste momento exerço de forma independente a minha actividade profissional como Jurista, Consultora Comercial, Formadora Profissional, Gestora de negócios e de clientes, sobretudo na área empresarial.

Fui voluntária, com formação recebida para o seu exercício, com os sem-abrigo, com emigrantes e refugiados, em distribuição de alimentos, vestuário e outros.

E, agora, é o momento, momento de assumir a Missão Majajane, em Moçambique, sonho tornado realidade, de alma-e-coração, com todo o entusiasmo, alegria e vontade determinada, que me é peculiar.

Onde levar a minha mão, o meu abraço, a minha palavra de consolo, sinto-me em casa.

Tenho a certeza do Sucesso da Missão!