João Góias


Olá!

Eu sou o João Góias e nasci em Lisboa no dia 10 de março de 1978. Toda a minha infância, adolescência e início de vida adulta foi vivida em Cascais, Terra que amo! A minha formação é nas ciências da Saúde, mas desde muito cedo comecei a trilhar os caminhos da gestão, mas também no sector da saúde. O meu trabalho levou-me a conhecer África, o seu esplendor, as suas culturas e sobretudo as suas pessoas. Tenho, desde há muitos anos, o privilégio de viver em África. Desde finais de 2007 que iniciei o meu trajecto por terras africanas, onde estive 10 anos em Angola, fiz trabalhos em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Namíbia. Em 2019, iniciei um novo projecto pessoal, e sempre na mesma empresa, em Moçambique, onde já estou há dois e exerço funções de Director Geral numa empresa do sector da Saúde.

Sou um apaixonado por fotografia, pela arte de fazer fotografia, e, se porventura lembro de sonhos de pequenino, este é um deles!

Os sonhos, provavelmente, são como as cerejas. Um bom sonho puxa por outro. Este sonho concretizado de ser fotógrafo foi a plataforma de lançamento para outros sonhos com datas a definir, mas sempre mais focado na sua concretização.

E foi a África de todos nós que espoletou o desejo em «fazer o sonho», e desde então ando em busca da concretização desse desejo, embora o que quero dizer é mesmo fazer os tais sonhos…

Tenho dito ao longo dos últimos anos que os desejos são para ser feitos e realizados, e, de certa forma, tenho conseguido concretizar.

No decorrer destes anos todos em África, sempre tive o gosto de conhecer as culturas, os sabores e as suas gentes, e depressa percebi e aprendi que o pouco faz toda a diferença, que o pensamento não substitui o gesto, que a diferença está nos nossos actos e acções, e, mesmo pequenos que sejam, farão uma grande diferença ao próximo.

Servir pessoas como eu, ajudar pessoas como nós, e poder contribuir de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida, são dimensões que valorizo e que me identifico na Missão Majajane.